IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar



O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é um índice composto pela avaliação de desempenho das operadoras de planos de saúde que compõe o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O IDSS é constituído por indicadores que compõem uma nota de 0 (pior) a 1 (melhor), distribuídos em quatro dimensões: Qualidade e Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade de Mercado, Gestão de Processo e Regulação.

O principal objetivo é demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.

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Em 2024 (ano base 2023), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo com nota 0,8798. É o nono ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.



1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,8707


2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,7511


3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000


4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9326



Em 2023 (ano base 2022), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo com nota 0,9238. É o oitavo ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.



1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 1,0000


2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,7492


3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000


4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9911


Em 2022 (ano base 2021), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo pela quarta vez o nível máximo de excelência com nota 1,0000. É o sétimo ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.



1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,9812


2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,5860


3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000


4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9834


Em 2021 (ano base 2020), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo pela terceira vez o nível máximo de excelência com nota 1,0000. É o sexto ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.



1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,8194


2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,5726


3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000


4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9022


Em 2020 (ano base 2019), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo pela segunda vez o nível máximo de excelência com nota 1,0000. É o quinto ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.



1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,9986


2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,7657


3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000


4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9031


Em 2019 (ano base 2018), a Seguros Unimed se destacou, atingindo pela primeira vez o nível máximo de excelência com nota 1,0000, o melhor desempenho desde o início da série histórica.



1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,9995


2- IDGA – GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,7602


3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000


4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,8825


Em 2018 (ano base 2017), a Seguros Unimed se destacou, ficando pelo segundo ano consecutivo na faixa de excelência com nota 0.9062, o melhor desempenho desde o início da série histórica. O resultado posiciona a Companhia entre as três melhores seguradoras especializadas em saúde do país.



1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,9260


2- IDGA – GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,7894


3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000


4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9156